///Veja porque o atendimento multicanal é essencial para as empresas que atuam na área da saúde

Veja porque o atendimento multicanal é essencial para as empresas que atuam na área da saúde

2018-06-07T15:47:31+00:00 10/05/2018|OMNE|

Diversos processos no setor de atendimento ao cliente foram aprimorados com o passar dos anos devido aos avanços tecnológicos. Na área da saúde, por exemplo, é possível notar facilmente as mudanças no relacionamento entre os pacientes e as clínicas e hospitais.

Antes, o principal meio para contatar essas empresas era o telefone. Porém, o grande desafio era conseguir falar com os operadores rapidamente, pois as centrais viviam sobrecarregadas.

Mas, com a chegada do atendimento multicanal, esse relacionamento foi aprimorado e adaptado conforme as necessidades atuais dos consumidores. Se a sua companhia atua na área da saúde e ainda não conta com o atendimento multicanal, recomendamos que você leia este artigo até o fim e veja porque essa tecnologia é tão importante para o seu negócio.

Novo cenário do atendimento ao paciente

Com a regulamentação da Lei do SAC no Brasil e com as determinações apresentadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), as clínicas, hospitais e planos de saúde são obrigados a oferecer aos seus pacientes o serviço de atendimento ao cliente. O telefone foi por anos o meio mais utilizado pelos consumidores para esclarecer dúvidas, marcar/desmarcar consultas e formalizar suas sugestões ou reclamações sobre a companhia. Mas, com a chegada do atendimento multicanal o telefone ganhou importantes aliados.

Ao adotar uma plataforma de atendimento multicanal, as empresas da área da saúde conseguem oferecer os serviços mencionados acima através de diferentes canais, como chat, e-mail e até redes sociais. Tudo dependerá da necessidade do negócio e do perfil dos clientes.

Diversidade que agrada o consumidor

Vimos que com o atendimento multicanal é possível incluir diferentes meios de comunicação com o cliente em uma mesma plataforma. A junção do atendimento via  voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas ao sistema agrada e muito os pacientes.

Para cada situação, o paciente poderá optar pelo canal mais prático e assertivo para ele. Além disso, a empresa da área da saúde não deixa de oferecer os meios de contato mais comuns, como telefone e e-mail, assim é possível atender todos os pacientes, dos conectados aos mais tradicionais.

Outro ganho importante é que com o atendimento multicanal os dados dos clientes ficam armazenados em uma mesma plataforma, garantindo que todos os meios ofereçam um serviço com o mesmo nível de qualidade e poder de resolução.

Funcionalidades do atendimento multicanal para a área da saúde

O público das empresas que atuam na área da saúde costuma ser bastante heterogêneo, por isso, a diversidade do atendimento multicanal é tão importante. Os serviços prestados por essas companhias também são variados e algumas funcionalidades do atendimento multicanal ajudam as empresas a serem mais assertivas nas abordagens, além de proporcionar uma redução significativa dos custos.

SMS

A integração do atendimento multicanal com as ações via SMS pode ser bastante explorada pelas empresas da área da saúde, por exemplo, para confirmar consultas e encaminhar lembretes aos pacientes agendados.

URA

A URA também pode ser utilizada como canal automático para confirmar os agendamentos, no seu modo ativo, facilitar o cancelamento de consultas, no seu modo receptivo, e segmentar atendimento de especialidades.

Chatbot

Outro recurso do atendimento multicanal bastante interessante para as empresas da área da saúde é a utilização dos chatbots. Atendimentos de cunho financeiro, por exemplo, como cobrança de boletos, podem ser realizados primeiramente pelos robôs de atendimento, evitando qualquer desgaste no relacionamento do cliente com a empresa.

Apresentamos no artigo de hoje alguns dos motivos que mostram porque o atendimento multicanal é tão importante para as empresas que atuam na área da saúde. Se você quer verificar na prática como uma plataforma de atendimento multicanal pode impulsionar o seu negócio, clique aqui e conheça todas as funcionalidades do Omne, sistema desenvolvido pela Callflex.