///Transformação digital: entenda se sua empresa está atrasada

Transformação digital: entenda se sua empresa está atrasada

2018-11-01T13:56:44+00:00 14/08/2018|OMNE|

O termo transformação digital vem ganhando bastante força nos últimos anos, principalmente no setor corporativo. Ao redor do mundo, empresas de diferentes segmentos e portes estão investindo cada vez mais em recursos tecnológicos que possam otimizar serviços, agilizar processos e entregar ao consumidor uma experiência memorável.

Mas, é importante ressaltar que a transformação digital não acontece simplesmente com a adoção de um sistema ou software. Para acontecer de fato, é preciso que todos os departamentos da empresa estejam caminhando na mesma direção, isto é, rumo a transformação digital que irá beneficiar toda a operação e também os consumidores.

De acordo com o estudo “Régua da Transformação Digital”, realizado pela E-consulting, a expectativa é que tudo o que pode ser digital será. Sendo assim, em algum momento, essa transformação deverá atingir toda a cadeia produtiva das empresas, como mencionamos acima. O levantamento também aponta que as companhias que resistirem a essa transformação correm sério risco de “desaparecerem” do mercado já nos próximos anos.

Quer ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, saber se a sua empresa está atrasada e conhecer a melhor forma de começar a aplicar a transformação digital no seu negócio? Então, não deixe de acompanhar a sequência deste artigo!

Os impasses da transformação digital no Brasil

Como mencionado no início, diversas empresas pelo mundo já estão envolvidas na transformação digital, que muda processos internos e oferece para o cliente uma experiência além das suas expectativas. Mas, no Brasil, ainda há alguns impasses que dificultam o acesso a essa transformação.

A questão financeira é, sem dúvidas, um dos principais empecilhos. Com a instabilidade econômica, é difícil para as companhias investirem em recursos tecnológicos de ponta. Por outro lado, também é complicado encontrar boas ferramentas no mercado, que possam de fato ajudar as marcas a promoverem a transformação digital.

O perfil das empresas que estão investindo na transformação digital

Mesmo com impasses que podem dificultar o processo de transformação digital, muitas empresas estão enfrentando esses desafios para colher os excelentes frutos que esse trabalho trará a médio prazo.

Principalmente as companhias que atuam no varejo estão se dedicando para melhorar a experiência dos consumidores com a marca nos meios digitais. Segundo pesquisa realizada pela Capgemini, cerca de 60% dos varejistas utilizam as tecnologias digitais para oferecer uma experiência consistente entre os canais para seus consumidores, e 45% as utilizam em suas ações de marketing. No entanto, quando o tema é personalizar a experiência de vendas, o número de marcas que utilizam a tecnologia cai para 29%.

Sua empresa está atrasada? Saiba como começar essa transformação

Agora que conhecemos um pouco melhor o cenário atual da transformação digital, chegamos na etapa de apresentar para as empresas que ainda não investem nessa estratégia o melhor caminho para começar esse trabalho.

Adotar uma plataforma de atendimento multicanal de excelência é o primeiro passo para começar a transformação no seu negócio. Bons sistemas integram atendimento por voz, SMS, chat, e-mail, Whatsapp + SMS, Voz + SMS + Web, messenger, entre outras redes sociais.

Além da diversidade de canais que oferecem um atendimento rápido e assertivo para os clientes de diferentes perfis, uma boa plataforma multicanal se mantém disponível para os consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, graças ao serviço de excelência realizado pelos bots de inteligência artificial e cognitiva.

No artigo de hoje, apresentamos pontos importantes da transformação digital que sua empresa deve ficar atenta. Se você quer conhecer uma plataforma multicanal completa e com excelente custo-benefício, clique aqui e conheça o OMNE, sistema desenvolvido pela Callflex. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de especialistas.