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Sua empresa não investe em customer experience? Saiba porque é preciso mudar isso o quanto antes

2018-04-17T11:17:01+00:00 16/04/2018|RELACIONAMENTO, Sem categoria|

O modo como os clientes interagem com as empresas mudou bastante nos últimos anos. Além disso, as expectativas dos consumidores durante o processo de compra também passaram por mudanças significativas. Hoje, além do preço, outros aspectos são avaliados pelo público e considerados essenciais, como o atendimento de qualidade.

Para atrair e reter um consumidor do século XXI as empresas devem rever a sua estrutura, pois as abordagens atuais precisam suprir as expectativas dos consumidores. Por conta dessa nova vertente, surgiu há alguns anos um termo que vem conquistando um espaço importante nas companhias, a customer experience (ou experiência do consumidor em português).

De forma simplificada, podemos dizer que a customer experience veio para transformar um pensamento ultrapassado das empresas, que sempre davam prioridade para os seus produtos e serviços, buscando vender cada vez mais para ampliar o lucro. Com a entrada da customer experience nas empresas o foco é outro.

Como vimos, o público atual é bastante exigente e para conseguir atrair e fidelizar os clientes é preciso valorizá-los. E é justamente isso que as ações de customer experience fazem dentro das companhias.

Caso a sua empresa ainda não invista na customer experience, indicamos a leitura deste artigo até o fim, pois iremos mostrar porque é preciso mudar esse cenário o quanto antes para o seu negócio prosperar. Não perca!

Conheça o conceito customer experience

Bom, se você chegou até essa etapa do artigo é porque percebeu que a customer experience é realmente importante para aprimorar o relacionamento da sua marca com os clientes. Entretanto, antes de iniciar qualquer ação de customer experience, é importante que você conheça bem esse conceito.

A customer experience está relacionada a percepção do consumidor, que pode ser consciente ou subconsciente, sobre os produtos ou serviços comercializados pela sua companhia. Essa interação entre a marca e o consumidor pode acontecer tanto presencialmente quanto no ambiente online, sendo hoje uma das formas mais eficientes de destacar a sua empresa perante a concorrência.

Outro ponto importante da customer experience que todos os empresários devem saber é sobre a sua presença no dia a dia da empresa. Não basta ter uma boa interação com o consumidor durante a prospecção e, depois, não oferecer a ele um pós-venda de qualidade. A customer experience é uma estratégia que deve estar presente em todos os departamentos do negócio, garantindo que o consumidor tenha uma experiência memorável com a sua marca.

Saiba como a sua empresa pode começar a investir em ações de customer experience

Encerramos o último tópico ressaltando a importância da customer experience ser inserida na cultura organizacional da empresa. Mas, há uma área nas companhias em que esse conceito deve ser adotado o quanto antes para que o negócio consiga de fato atrair e reter os clientes: o atendimento.

A customer experience é tão valorizada na área de atendimento porque os atendentes são responsáveis por boa parte da interação da marca com o consumidor. Sendo assim, para que eles ofereçam um serviço de excelência, é preciso que a empresa disponibilize boas ferramentas de trabalho.

Para atender a essa demanda crescente dentro das corporações, empresas especializadas no segmento de tecnologia para comunicação desenvolveram as plataformas de atendimento multimodal. Com esse recurso, a sua empresa dará aos clientes a autonomia para que eles decidam qual canal querem ser atendidos. Pode ser por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas a plataforma, garantindo rapidez e assertividade na interação com o cliente.

No artigo de hoje, mostramos porque a customer experience é tão importante para as empresas do século XXI. Se a sua companhia ainda não investe nessas ações, a dica é começar a mudar esse cenário implantando uma boa plataforma de atendimento multimodal. Clique aqui e conheça mais sobre os produtos oferecidas pela Callflex.