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SAC 3.0: evolução das gerações e seus hábitos de relacionamento digital

2018-11-01T13:32:56+00:00 18/04/2018|OMNE, RELACIONAMENTO, Sem categoria|

Os hábitos dos consumidores do século XXI mudaram bastante nos últimos anos e os avanços tecnológicos são um dos principais impulsionadores dessa transformação. Estamos falando de uma geração imediatista, o consumidor 3.0.

As novas gerações, que já nasceram em meio a “Era Digital”, também apresentam características diferenciadas quando o assunto é relacionamento com as marcas.

Diante de tantas mudanças significativas na interação entre empresas e consumidores, uma vertente do tradicional Serviço de Atendimento ao Cliente vem crescendo cada vez mais nas corporações, o chamado SAC 3.0.

Para compreender melhor o conceito do SAC 3.0 e a evolução das gerações e seus hábitos de relacionamento digital, recomendamos que você leia este artigo até o fim, pois iremos explicar os principais pontos desse importante conceito.

Saiba o que é o SAC 3.0

A criação do termo SAC 3.0 está diretamente relacionada aos novos hábitos dos consumidores. Hoje, os clientes estão mais informados, são mais exigentes e sabem exatamente o que querem ou não receber das empresas. Além disso, boa parte da interação desses consumidores com as marcas se dá pelos canais digitais, levando a uma revolução no setor de atendimento.

O SAC 3.0 atende as necessidades deste consumidor que é antenado e digital, pois essa estratégia contempla o atendimento multicanal, isto é, a interação entre o cliente e a maca pode ser realizada via telefone, SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger, entre outras redes sociais que podem ser integradas a plataforma multicanal.

Deste modo, a estratégia do SAC 3.0 permite que o seu cliente escolha qual dos canais é mais prático para ele contatar o seu negócio. Vale destacar que a diversidade do atendimento multicanal é muito importante, mas manter a qualidade do serviço prestado em todos os meios também é fundamental. A dica para não deixar brechas no SAC 3.0 é adotar uma plataforma multicanal de excelência.

Relacionamento digital: ponto-chave para as empresas do século XXI

Vimos que o SAC 3.0 tem como objetivo principal mudar a forma como as empresas interagem com os clientes, levando em consideração as novas gerações e também os novos hábitos de relacionamento. O meio digital representa hoje a forma mais rápida e prática para os consumidores manterem contato com as companhias de diferentes segmentos e portes.

De acordo com o estudo da Verint Systems, realizado pela Opinium Research em 12 países incluindo o Brasil, com base no relato de 24 mil consumidores de nove setores, os clientes que preferem fazer negócios por meio de canais digitais são mais propensos a trocar de fornecedores do que aqueles que se relacionam com as empresas por meio de interações humanas.

Esse panorama mostra que o relacionamento digital é importante e precisa ser traçado de forma estratégica, tanto o atendimento quanto as ações de venda, pois o público é exigente e está de olho no que a concorrência tem para oferecer.

Do outro lado, se o relacionamento digital for positivo, as chances dos consumidores replicarem essa experiência com outras pessoas são maiores se comparado a interação física. Isso porque as próprias redes sociais estimulam esse compartilhamento, atraindo novos clientes para a sua marca.

Sendo assim, podemos concluir que o SAC 3.0, quando aplicado de forma assertiva, é essencial para que a sua empresa consiga manter um bom relacionamento digital com os consumidores do século XXI.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre a importância do bom atendimento e veja também em nosso blog o post que apresenta os principais benefícios de se tornar uma empresa multicanal.

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