///Robôs de inteligência artificial e cognitiva reduzem significativamente os custos operacionais

Robôs de inteligência artificial e cognitiva reduzem significativamente os custos operacionais

2018-05-10T11:28:15+00:00 10/05/2018|DIALOG|

Com a entrada dos robôs de inteligência artificial e cognitiva no mercado de atendimento ao cliente, muitos processos internos das corporações passaram por transformações importantes. Essa tecnologia, que vai ao encontro das necessidades e expectativas dos consumidores atuais, oferece uma série de benefícios que, juntos, auxiliam as empresas no processo de crescimento e fortalecimento da marca.

O sucesso dos robôs de inteligência artificial e cognitiva é tanto que, segundo pesquisa global realizada pela Mindbowser em parceria com o Chatbots Journal, cerca de 67% dos entrevistados acreditam que o uso dos chatbots irá superar o de aplicativos móveis nos próximos 5 anos.

Mas, além de ser atraente para os clientes, os robôs de inteligência artificial e cognitiva oferecem benefícios para as marcas? Há mesmo uma redução significativa nos custos operacionais?

Na sequência deste artigo, iremos responder a essas e outras perguntas sobre os robôs de inteligência artificial e cognitiva. Não perca!

Saiba como funciona os robôs de atendimento

Antes de falarmos sobre os benefícios proporcionados pelos robôs de inteligência artificial e cognitiva para as empresas, principalmente sobre a redução de custos operacionais, é importante conhecermos o funcionamento desse recurso.

Nas centrais de atendimento internas ou externas, os robôs de inteligência artificial e cognitiva atuam da seguinte forma: quando um cliente entra em contato com a empresa, ele terá que selecionar uma opção pré-determinada de acordo com a sua necessidade. Na sequência, o consumidor receberá automaticamente uma resposta dos robôs de inteligência artificial e cognitiva. Dependendo da demanda e regra de negócio, o próprio bot pode dar continuidade no atendimento ou transferir o cliente para um atendente humano.

Outro ponto interessante dos robôs de inteligência artificial e cognitiva é que eles também podem ser utilizados em centrais com serviço ativo. Essa funcionalidade é importante, pois garante que os operadores tenham contato assertivo com os clientes, pois os bots são capazes de confirmar se a pessoa que atendeu o telefone é quem precisa ser contatada pela empresa.

Assim, os robôs de inteligência artificial e cognitiva ajudam a otimizar o tempo do seu relacionamento com os consumidores, tornando a operação mais ágil e conclusiva.

Afinal, os robôs de inteligência artificial e cognitiva ajudam a reduzir os custos operacionais?

Como vimos, bons robôs de inteligência artificial e cognitiva são capazes de solucionar problemas comuns recebidos pelas centrais e filtrar o atendimento, quando necessário, para que ele seja encaminhado para um operador humano. Além disso, por se tratar de uma ferramenta automática, os robôs de inteligência artificial e cognitiva são gerenciados facilmente e não requerem o envolvimento de muitos profissionais.

Essa tecnologia também permite que a empresa esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que dificilmente as centrais comuns podem oferecer sem altos custos operacionais. Outra vantagem relacionada aos custos é que os robôs de inteligência artificial e cognitiva representam um investimento duradouro. Mesmo passando por algumas atualizações, eles continuarão atendendo com efetividade os clientes.

Assim, os robôs de inteligência artificial e cognitiva geram uma redução significativa nos custos das operações, possibilitando que os atendentes humanos foquem o seu trabalho em questões mais complexas. Vale destacar também que essa tecnologia eleva as margens e os resultados operacionais.

No artigo de hoje, apresentamos o funcionamento dos robôs de inteligência artificial e cognitiva e mostramos como eles ajudam as empresas a conquistarem uma redução significativa dos custos.

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