/, Sem categoria/Os 3 principais passos para a sua empresa promover uma experiência memorável ao cliente

Os 3 principais passos para a sua empresa promover uma experiência memorável ao cliente

2018-11-01T13:37:27+00:00 23/04/2018|RELACIONAMENTO, Sem categoria|

Com o mercado cada vez mais concorrido, as empresas de diferentes segmentos e portes tiveram que ir em busca de diferenciais que possam despertar o interesse dos consumidores. Hoje, com uma simples análise mercadológica, é possível encontrar produtos e serviços bastante semelhantes e com preços que seguem faixas também iguais.

Diante disso, a saída para atrair e reter os consumidores é investir em customer experience, que em português significa experiência do cliente. Essa estratégia envolve uma série de fatores que, quando direcionados para o mesmo caminho, ajudam as companhias na atração, no relacionamento, na conversão em vendas e, posteriormente, na fidelização.

Se você ainda não conhece muito bem o conceito customer experience, mas sabe que quer aplicá-lo o quanto antes para promover uma experiência memorável para o seu cliente, recomendamos que você continue acompanhando este artigo, pois listamos dicas valiosas sobre customer experience.

Passo 1 – Compreenda o termo customer experience

Como abordado no início, o conceito customer experience está diretamente relacionado com a experiência que os clientes terão ao longo da jornada estabelecida com a sua empresa. Essa percepção pode ser consciente ou subconsciente e remeter a um produto, serviço ou mesmo ao atendimento prestado pela sua companhia.

Deste modo, a customer experience engloba toda a interação do cliente com a marca, tanto no ambiente online quanto no offline. Por isso, essa é uma ação a longo prazo e que envolve todos os departamentos da corporação.

Hoje, investir na estratégia de customer experience vem sendo a forma mais eficaz de destacar a sua empresa perante a concorrência, conquistando um público cada vez mais engajado.

Passo 2 – Conheça os pilares da customer experience

Vimos que a customer experience envolve muitos fatores para que consiga de fato atingir os seus objetivos. Mas, podemos destacar três pilares que são essenciais para o sucesso dessa estratégia. São eles:

Perfil do cliente: a empresa deve conhecer muito bem as características, expectativas, sensações e preferências do seu público-alvo, assim é possível elevar a assertividade das ações de customer experience.

Jornada do cliente: outro ponto que a companhia precisa conhecer é a jornada de compra do cliente. É importante saber, por exemplo, quais canais de relacionamento são os mais utilizados pelo seu público e quais são os principais motivos que levam os consumidores a contatarem a sua marca.

Importância do seu produto ou serviço: outro pilar que não pode faltar no planejamento da customer experience são as informações sobre os efeitos que o seu produto ou serviço pode causar nos consumidores. Saber qual o significado e a relevância que eles têm perante os seus clientes é fundamental para entender os sentimentos e emoções envolvidas para, assim, poder estabelecer uma relação próxima, de confiança e duradoura entre a marca e os consumidores.

Passo 3 – Fique de olho no atendimento

Mesmo abrangendo todos os departamentos de uma empresa, as ações voltadas para a customer experience apresentam o seu ponto forte no serviço de atendimento ao cliente. Isso porque os operadores são responsáveis por boa parte da interação do cliente com a marca, o que aumenta consideravelmente a necessidade de investir em melhorias para esse setor.

As plataformas de atendimento multimodal, por exemplo, são excelentes para as empresas que buscam desenvolver as estratégias de customer experience. Com esse recurso, a sua companhia dará aos clientes a chance de escolherem qual canal de atendimento é mais rápido e prático para cada ocasião.

Isso é possível graças a integração dos sistemas de atendimento por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas a plataforma.

Além da variedade de canais que impulsiona a customer experience, os clientes também terão acesso a um serviço rápido e assertivo, que supre as suas necessidades e expectativas.

Clique aqui e conheça as soluções Callflex que ajudarão sua empresa a promover uma experiência memorável para seu cliente.