///O marketing à frente do atendimento é tendência?

O marketing à frente do atendimento é tendência?

2019-05-16T10:19:20-03:00 16/05/2019|OMNE|
marketing-atendimento_texto_Prancheta-1-1024x420

Com a proposta de alcançar melhores resultados para as empresas, diversos setores corporativos passaram a trabalhar de forma integrada, unidos em prol de um objetivo maior da companhia, seja o aumento das vendas, a fidelização dos clientes, ou outra grande meta. Hoje, é possível ver que serviços da linha de frente, como atendimento e vendas, estão trabalhando em muitas corporações de forma integrada com a área de marketing.

Essa é uma tendência que deve crescer nos próximos anos, já que a atração e a retenção de clientes está cada vez mais complexa para as empresas. Mas, será que o marketing à frente do atendimento é algo positivo para as companhias e seus clientes? A abordagem não passaria a ser totalmente comercial?

Essas questões são comuns, ainda mais quando falamos em uma reestruturação no ambiente corporativo. Confira alguns pontos que mostram que o marketing já vem conquistando um espaço muito importante dentro do atendimento das empresas!

banner-ebook-internet-das-coisas_Prancheta-1-1024x189

Marketing e a personalização do atendimento

Hoje, um dos principais desafios dos profissionais de marketing é levantar informações reais sobre o perfil dos consumidores para, assim, promover campanhas que vão ao encontro das necessidades e desejos do público. Esse levantamento também pode ser bastante aproveitado pelo atendimento das empresas, com o intuito de oferecer aos clientes uma interação o mais personalizada possível.

Para isso, é fundamental que haja uma parceria entre os dois setores. Mesmo que o marketing não esteja oficialmente à frente do atendimento da companhia, é importante que haja, ao menos, uma troca de informações entre esses setores estratégicos.

Por meio do compartilhamento de uma boa plataforma de CRM, marketing e atendimento conseguem organizar as informações e traçar personas que representam o seu público. Assim, depois dessa análise conjunta, os departamentos podem elaborar estratégias diferenciadas para lidar com cada persona, seja na prospecção ou na fidelização do cliente.

Atuação multicanal

Tanto o marketing quanto o atendimento tiveram que rever os seus canais de atuação nos últimos anos. Mídias tradicionais, como TV e rádio, perderam espaço para o marketing digital, acessível para empresas de diferentes portes. No atendimento, o famoso telefone também vem sendo utilizado de novas formas, como para a troca de mensagens entre clientes e empresas via chat, redes sociais, aplicativos, entre outros. Devido a essas mudanças, a integração do atendimento e do marketing, por meio de uma plataforma multicanal, é uma decisão bastante assertiva para as empresas. Com um sistema completo, a companhia consegue traçar uma comunicação clara, objetiva, assertiva e que facilita o dia a dia dos clientes. Além disso, é importante ressaltar, que a área de marketing, principalmente com foco em reconhecimento, conversão e vendas, também desfruta da plataforma multicanal para projetar suas campanhas nos canais onde seus clientes estão presentes.