///Comportamento do consumidor: conheça os tipos de clientes e saiba como se preparar para atendê-los

Comportamento do consumidor: conheça os tipos de clientes e saiba como se preparar para atendê-los

2018-08-22T16:23:14+00:00 22/08/2018|OMNE|

Diariamente, as empresas lidam com clientes de diferentes perfis e com comportamentos também distintos. Principalmente os varejistas que trabalham com muitos produtos possuem uma carteira de clientes bem ampla e heterogênea, por isso, atender bem cada um desses consumidores é um dos principais desafios das companhias.

Para que a sua marca esteja preparada para realizar um atendimento de qualidade, compreendendo o comportamento e as necessidades dos consumidores, reunimos neste artigo os principais tipos de clientes e incluímos dicas de como atendê-los de forma efetiva. Confira!

Cliente decidido

Consumidores com esse perfil sabem o que querem e possuem conhecimento sobre o produto ou serviço comercializado pela sua empresa. Geralmente, esse cliente já analisou a concorrência e quando ele chega até a sua companhia é para realizar um bom negócio. A dica é deixá-lo à vontade e disponibilizar materiais que possam complementar as informações que ele já possui, sendo um passo decisivo para a efetivação da compra.

Cliente indeciso

São pessoas que estão no processo de busca por informações que possam ajudá-las a decidir por comprar ou não determinado item. Esse perfil de cliente compara as condições oferecidas pela concorrência, por isso, é preciso agilidade para atrai-lo para a sua empresa.

Cliente confuso

Todo mundo, ao menos uma vez, representou o perfil do cliente confuso. São pessoas que têm uma vaga noção de seus desejos e necessidades, mas ficam totalmente indecisas quando estão diante de muitas opções. Para atendê-las, é interessante entender as suas necessidades e focar em produtos ou serviços que possam de fato ajudar os consumidores indecisos. Restringir o portfólio, nesses casos, pode ser bem interessante.

Cliente apressado

São os consumidores que iniciam o atendimento com pressa, demonstram agitação, impaciência e não querem se alongar. Para não perdê-los, é fundamental ser objetivo e ágil, buscando esclarecer todos os pontos sem tentar engatar novos assuntos.

Cliente tranquilo

Consumidores com esse perfil não demonstram pressa, mas são metódicos e analisam muitos pontos antes de efetivar uma compra. No atendimento, a melhor forma de abordá-lo é se mostrando calmo e interessado em conhecer as suas preferências e expectativas. Limitar as opções de escolha também é importante para tentar agilizar o relacionamento com esse tipo de cliente.

Cliente comunicativo e não-comunicativo

Quando o cliente é muito comunicativo, geralmente ele tenta entrar em assuntos que fogem do processo de venda ou atendimento, por exemplo, querendo saber sobre procedimentos internos da empresa. Nesses casos, é importante guiar educadamente o atendimento para o que realmente interessa.

Já os consumidores não-comunicativos tornam mais complicada a busca pelo diálogo, pois muitos se limitam ao “sim” ou “não”. Para que o atendimento flua, é importante ser direto e não insistir para que o cliente estabeleça uma comunicação verbal por muito tempo.

Cliente negociador

É o consumidor que sempre quer um desconto ou vantagem e, por isso, tende a se alongar no atendimento. Para agradá-lo desde o início, a dica é ser prestativo e mostrar os benefícios do produto ou serviço, se mostrando aberto para possíveis negociações, que não devem ser fáceis para não gerar desconfiança no consumidor.

Apresentamos no artigo de hoje alguns tipos de clientes que a sua marca certamente já encontrou ou encontrará no processo de atendimento. Ser cordial, atencioso e saber identificar o perfil do consumidor de forma rápida são pontos importantes para estabelecer uma comunicação clara e assertiva com o público.

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