///Como surpreender o consumidor moderno nas redes sociais?

Como surpreender o consumidor moderno nas redes sociais?

2018-10-29T17:24:15+00:00 29/10/2018|OMNE|

Oferecer um atendimento rápido, assertivo e que satisfaça o cliente é uma meta a ser alcançada por todas as empresas. Para conquistá-la, as companhias precisam rever os processos adotados e também conhecer as ferramentas que poderão ajudar na reformulação.

Outro ponto importante é conhecer o perfil do consumidor moderno. Somente com informações detalhadas sobre esse público é que será possível surpreendê-lo no atendimento. Adiantamos que as redes sociais representam um dos canais mais utilizados pelos consumidores do século XXI, seja para entretenimento, busca de informações ou interação com as marcas.

Segundo relatório produzido pela We Are Social, 62% dos brasileiros entrevistados estão conectados à internet por meio das redes sociais. São cerca de 130 milhões de pessoas que utilizam as redes sociais, sendo que 120 milhões realizam o acesso através de seus celulares.

Mas, com tanta familiaridade que os consumidores têm com as redes sociais, será que é possível surpreendê-los? A seguir, iremos apresentar algumas dicas de como promover um atendimento ao cliente nas redes sociais que supere as expectativas do público.

Interação diferenciada

Como vimos, as redes sociais fazem parte da rotina dos consumidores modernos. Por isso, o desafio das empresas é utilizar esses canais de uma forma diferenciada, almejando surpreender esse público, atrai-lo e retê-lo.

Investir em uma boa interação nas redes sociais é um caminho que as empresas devem percorrer. O atendimento não pode seguir scripts tradicionais de outros canais, é preciso ser algo personalizado, dentro da linguagem das redes e utilizando todos os recursos disponíveis, que tornarão a interação muito mais agradável.

Por exemplo, pelas redes sociais é possível encaminhar links para direcionar o cliente a um assunto específico do site ou blog da empresa, enviar e receber fotos que ajudam a solucionar as demandas de forma rápida, além de utilizar os famosos emojis que humanizam a interação entre o cliente e a marca.

Suporte completo para os clientes via redes sociais

Muitas companhias perceberam a importância do atendimento ao cliente via redes sociais, mas por não priorizar esse canal acabam oferecendo ao consumidor um serviço restrito. Quando isso acontece, o cliente precisa recorrer a outro canal da empresa para solucionar a sua questão. Essa atitude irá surpreender o consumidor moderno, mas de uma forma bastante negativa. É importante que a empresa, ao oferecer o atendimento na redes sociais, se programe para que todos os canais da companhia estejam integrados e prontos para realizar um atendimento completo.

A dica é utilizar uma plataforma multicanal que irá centralizar todos os atendimentos, independentemente do canal utilizado, em uma mesma plataforma. Assim, o consumidor moderno pode começar uma interação pelo telefone e finalizá-la pelas redes sociais ou vice-versa.

Bons indicadores irão impulsionar a experiência do cliente nas redes sociais

Por fim, mais uma dica interessante para surpreender o consumidor moderno nas redes sociais é se antecipar e criar indicadores que possam superar as expectativas do público. Por exemplo, se o cliente espera ser atendido em até cinco minutos nas redes sociais, projete como um dos seus indicadores de performance o atendimento em até três minutos.

Ao criar indicadores que ajudam a tornar o atendimento nas redes sociais mais rápido e assertivo, as chances de surpreender positivamente o seu consumidor serão muito maiores.

Hoje, reunimos neste artigo algumas dicas interessantes de como agradar o cliente moderno nas redes sociais. Se você ainda não conta com uma plataforma multicanal que irá atuar como sua parceira neste objetivo, conheça o OMNE, sistema multicanal desenvolvido pela Callflex.