///Inteligência artificial e cognitiva na relação entre empresa e consumidor

Inteligência artificial e cognitiva na relação entre empresa e consumidor

2019-02-01T13:17:19+00:00 29/01/2019|DIALOG|
inteligencia_artificial-1024x576

Há um certo tempo, os filmes de ficção científica começaram a mostrar pessoas interagindo com robôs, que apresentavam uma série de características humanas e conseguiam desempenhar tarefas e ações que somente os humanos poderiam realizar.

Essas especulações de como seria o futuro retratadas em filmes hoje já podem ser vivenciadas em muitos segmentos empresariais graças aos avanços da inteligência artificial e cognitiva. A área de atendimento ao cliente vem sendo uma das mais impactadas por essa tecnologia nos últimos anos.

Segundo o estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital” , realizado pela companhia Vanson Bourne, a automação de processos utilizando robôs representam 63% das ferramentas de maior demanda dentro das operações. A automação inteligente ficou com 61% e a automação cognitiva com 59%.

Se a sua empresa ainda não adotou recursos de inteligência artificial e cognitiva para melhorar o relacionamento da marca com os clientes, indicamos a leitura deste artigo, pois destacamos os ganhos que essa tecnologia oferece para as corporações.

Mais assertividade no atendimento ao cliente

Vamos começar apresentando um dos benefícios mais interessantes proporcionados pela inteligência artificial e cognitiva, que é a assertividade das marcas no relacionamento com o cliente. Isso é possível porque os melhores sistemas de inteligência artificial e cognitiva garantem que os operadores tenham contato com a pessoa certa para cada atendimento, pois os robôs são capazes de confirmar se a pessoa que atendeu o telefone é quem precisa ser contatada.

Consumidores mais satisfeitos

Facilitar o dia dia a dia dos clientes é um ponto importante a favor das empresas, e a inteligência artificial e cognitiva ajuda as marcas a conquistarem esse objetivo. Por meio de bons bots, as companhias se tornarão muito mais ágeis e seguras para atender às diversas demandas dos clientes, sem o uso de URAs cansativas e desgastantes. Esse dinamismo é um fator importante para alcançar a satisfação dos clientes.

Inteligência artificial e cognitiva oferece atendimento integral

Uma das principais vantagens da inteligência artificial e cognitiva é que ela amplia a disponibilidade do atendimento das empresas. Ao adotar bons robôs, a interação da sua marca com os clientes permanecerá ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sempre que os clientes precisarem resolver uma determinada demanda poderão contatar os bots via chat ou telefone.

Regularização de crédito mais rápida e eficaz

Para finalizar os benefícios que a inteligência artificial e cognitiva proporciona para o relacionamento dos consumidores com as empresas, vamos mostrar a eficácia dessa tecnologia para a resolução de uma das demandas mais complexas das operações, que é a regularização de crédito.

Com os robôs, as empresas conseguem evitar o constrangimento que esse tipo de chamada pode causar quando realizada por um operador humano. Além disso, o uso da inteligência artificial e cognitiva gera um aumento bastante expressivo das margens e resultados operacionais das companhias.

Apresentamos no artigo de hoje os fatores que mostram porque a inteligência artificial e cognitiva é tão importante para melhorar a relação entre as empresas e seus clientes. Para saber mais sobre os melhores sistemas de inteligência artificial e cognitiva, entre em contato com a nossa equipe de consultores especializados.