//Como a customer experience ajuda na retenção de clientes?

Como a customer experience ajuda na retenção de clientes?

2018-04-05T16:16:35+00:00 05/04/2018|RELACIONAMENTO|

O conceito customer experience, ou experiência do consumidor, vem sendo cada vez mais debatido e utilizado nas ações das empresas. Para quem ainda não conhece muito bem esse conceito, podemos dizer que a customer experience é uma estratégia que coloca o cliente no centro das atenções das empresas.  O consumidor passa a ser o foco das operações e satisfazê-lo em todos os processos é o grande objetivo das companhias.

De início, pode parecer que  customer experience não traz muitas novidades, pois o cuidado com o cliente sempre esteve presente nas ações das empresas. Porém, na prática, as corporações sempre visaram o aumento das vendas e, por isso, o processo de interação com o consumidor apresentava falhas graves.

Um atendimento ruim, dificuldade para gerenciar problemas apresentados pelos clientes, demora em retornar uma demanda e produtos e serviços que não superam a expectativa do cliente são apenas alguns dos exemplos de ações falhas na interação com o consumidor.

Ao adotar o conceito de customer experience, as empresas dão um passo importante para a retenção de clientes, pois a satisfação deles vem em primeiro lugar. Quer saber como a customer experience ajuda na prática o seu negócio a fidelizar mais consumidores? Então, não deixe de conferir a sequência deste artigo.

Saiba porque a customer experience é tão importante para as empresas

A sociedade está em constante evolução e, por isso, as ações que faziam sucesso entre os clientes há 10 anos hoje são encaradas como algo arcaico. Um exemplo dessa mudança tem a ver com as novas expectativas dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que ouviu 1.350 pessoas, 61% dos brasileiros entrevistados preferem um bom atendimento a descontos ou qualquer outro tipo de vantagem oferecida pelas empresas.

Sendo assim, a customer experience se tornou essencial para as empresas que querem de fato fidelizar os seus clientes, montando uma rede cada vez mais forte de consumidores. Em vez de focar todos os esforços e investimentos na prospecção de novos clientes, as companhias que aplicam as ações voltadas a customer experience sabem valorizar como ninguém os consumidores que já confiaram na marca e em seus produtos e serviços.

Veja como a customer experience ajuda na retenção de clientes

O processo de fidelização dos consumidores envolve uma série de etapas que, juntas, garantem a eficácia do trabalho. A customer experience auxilia as empresas em diversos aspectos importantes para a retenção, conforme mostraremos a seguir:

  • Fortalecimento da imagem da empresa

Ao implantar a customer experience nas ações diárias, é possível agregar valor à imagem da empresa e despertar pontos importantes para o fortalecimento da marca, como atenção do consumidor, autoridade e relevância no mercado.

  • Vantagem competitiva

Em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso investir em estratégias que possam destacar a sua empresa, atraindo e fidelizando mais clientes. Com a customer experience, a sua companhia dará passos importantes à frente da concorrência, pois oferecerá aos consumidores uma experiência diferenciada, que vai além do tradicional processo de compra. Sem falar que a satisfação dos clientes acaba os tornando propagadores espontâneos da marca, atraindo cada vez mais consumidores para o seu negócio.

Você conferiu no artigo de hoje como a customer experience ajuda na retenção de clientes. Se você quer começar a aplicar essa estratégia em seu negócio, converse com os especialistas da Callflex e conheça a solução ideal para seu negócio.