///Automação no atendimento: expectativas e medos do seu cliente

Automação no atendimento: expectativas e medos do seu cliente

2018-11-01T14:03:41+00:00 22/08/2018|EVO|

A automação no atendimento já é realidade em empresas de diferentes segmentos e portes. Movidas pela transformação digital e pelos novos hábitos e comportamentos dos consumidores, essas marcas estão antenadas às tendências do mercado e destinam parte dos seus orçamentos para soluções inovadoras.

Mas, vale ressaltar que a automação no atendimento não é algo somente para grandes corporações. Pelo contrário, pequenas e médias empresas utilizam diferenciais como a automação no atendimento para atrair cada vez mais clientes para o negócio.

Apesar de ser uma solução viável, para alcançar o sucesso na automação no atendimento é preciso conhecer e entender as expectativas e medos do seu cliente. A seguir, vamos abordar esse tema e mostrar como a sua empresa pode obter bons resultados com a automação no atendimento. Confira!

Como os clientes enxergam a automação no atendimento?

Antes de adotar qualquer solução tecnológica para a sua empresa, é preciso saber como esse investimento pode ajudar o seu negócio a conquistar os seus objetivos. No caso da automação no atendimento, é necessário verificar quais são as expectativas dos clientes e como eles enxergam esse avanço.

De acordo com pesquisa realizada pela Microsoft, 92% dos brasileiros já usaram um motor de busca para encontrar respostas para perguntas relacionadas a atendimento. Já 93% dos usuários entrevistados afirmaram ter utilizado um portal de autosserviço para serem atendidos e 98% esperam que empresas tenham um portal de autoatendimento online.

Sendo assim, a automação no atendimento se apresenta como algo importante e urgente para as empresas que esperam atrair e reter um número cada vez maior de consumidores.

Quais são os medos dos consumidores em relação a essa evolução tecnológica?

Vimos que a automação no atendimento é um dos principais desejos dos clientes quando o assunto é a interação com as empresas. No entanto, nem tudo é “flores” neste caminho. Um dos medos mais comuns dos consumidores está relacionado com a segurança oferecida por esses canais.

Grandes companhias, como Facebook e Uber, já sofreram com o vazamento de informações sigilosas dos clientes e isso compromete e muito a reputação da marca. Segundo a pesquisa ESET Security Report 2017, que ouviu 4 mil participantes em 13 países, 56% das companhias latino-americanas têm receio de códigos maliciosos, 52% temem vulnerabilidades de software ou sistema e 43% têm medo do roubo de informações confidenciais.

Para que a automação no atendimento seja apresentada ao cliente de forma segura, é  fundamental que as empresas contem com um sistema que utilize robôs de automação para processos que não geram receita.

Por meio desses bots é possível reduzir o tempo de atendimento, já que boa parte do trabalho é otimizado pela ferramenta. Mas, o principal ponto oferecido pelos robôs de automação é que eles ajudam a prevenir fraudes nas operações e eliminam o acesso dos atendentes a informações sigilosas dos clientes. Assim, as companhias conseguem reduzir significativa um dos principais medos dos consumidores ligados a automação no atendimento.

No artigo de hoje, apresentamos as expectativas e os medos dos clientes quando o tema é a automação no atendimento. Se o seu negócio ainda não investe nessa estratégia, indicamos que você faça um tour gratuito pela plataforma EVO, desenvolvida pela Callflex. Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de especialistas.