///As novas tecnologias de comunicação e a relação entre consumidores e empresas

As novas tecnologias de comunicação e a relação entre consumidores e empresas

2018-11-14T12:53:42+00:00 13/11/2018|OMNE|

Os últimos anos foram marcados por grandes e importantes avanços tecnológicos no setor de comunicação. A popularização do acesso à internet e o fortalecimento dos dispositivos móveis proporcionaram mudanças significativas na forma como os consumidores se relacionam com as empresas.

Muito mais exigentes, informados e conscientes, os clientes esperam que as marcas ofereçam uma experiência completa e positiva em todas as fases da interação, sendo que boa parte delas são realizadas por meio dos canais digitais.

Para entender um pouco melhor os impactos e as mudanças que as novas tecnologias de comunicação trouxeram para o relacionamento entre consumidores e empresas, te convidamos para continuar acompanhando a sequência artigo.

Conexão é a palavra do momento

Como vimos, as tecnologias de comunicação cresceram bastante nos últimos anos, influenciando diretamente os hábitos e comportamentos dos consumidores. Hoje, a conexão faz parte do dia a dia das pessoas, inclusive na interação com as marcas.

Os consumidores estão cada vez mais conectados por meio de diversas plataformas, e as empresas também precisam estar presentes para que consigam estabelecer um bom relacionamento com seus consumidores e satisfazer as suas demandas. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil possui cerca de 116 milhões de pessoas conectadas à internet.

Por conta desse sucesso, as empresas começaram a dar força para o projeto de digitalização do relacionamento com o cliente. Estar nas plataformas mais utilizadas pelos consumidores é fundamental para que a marca consiga atrair e reter o maior número possível de clientes. Mas, é importante lembrar que a concorrência também está percorrendo este caminho, sendo assim investir em boas tecnologias de comunicação é fundamental.

Multicanal: atendendo as expectativas dos consumidores

Como mencionado no tópico acima, as novas tecnologias de comunicação já fazem parte da rotina dos clientes para uma série de situações, como para compras, pesquisas, reclamação e atendimento. Para acompanhar essa tendência e ainda superar as expectativas dos consumidores, as empresas devem dinamizar o relacionamento com o seu público.

Atender as necessidades dos clientes de forma imediata e oferecer informações antes mesmo que eles busquem é fundamental para diferenciar a marca. Mas, para conseguir promover essa valiosa atuação, é importante ter uma presença multicanal, acompanhando toda a trajetória dos clientes dentro das novas tecnologias de comunicação.

Hoje, há no mercado excelentes plataformas multicanais que oferecem uma diversidade interessante de meios, como telefone, SMS, chat, e-mail, whatsapp + SMS, voz + SMS + web, messenger, entre outras redes sociais que possam ser integradas ao sistema. Assim, é possível dar ao seu cliente a liberdade para que ele escolha o caminho a ser percorrido durante o relacionamento com a sua empresa, pois vários canais estão à disposição para que a experiência seja a melhor possível.

Vimos no artigo de hoje que as novas tecnologias de comunicação promoveram mudanças expressivas no relacionamento dos consumidores com as marcas, fazendo com que boa parte das interações sejam realizadas nos meios digitais. Se você quer acompanhar esse movimento e impulsionar a sua empresa, conheça todas as funcionalidades que o OMNE, sistema multicanal desenvolvido pela Callflex, tem para oferecer ao seu negócio clicando no banner abaixo.