///Agilidade, flexibilidade e eficiência no atendimento no novo SAC

Agilidade, flexibilidade e eficiência no atendimento no novo SAC

2018-11-27T13:42:42+00:00 27/11/2018|OMNE|

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Boa parte dessas alterações foram decorrentes dos avanços tecnológicos e das novas necessidades e expectativas dos consumidores.

Por anos, o SAC das empresas foi visto como um vilão pelos clientes por conta da demora para a realização do atendimento, a baixa assertividade e informações desencontradas. Para tentar minimizar esses pontos que tanto desagradavam os consumidores, o Governo Federal lançou, em 2008, o Decreto 6.523, que fixa normas gerais sobre o serviço, conhecido como a Lei do SAC.

Uma série de normas foram estabelecidas, como o tempo máximo para espera por um atendimento. Como apenas algumas áreas foram contempladas pela Lei do SAC, há um movimento para que o decreto seja revisto e passe a atingir também o varejo.

Independentemente do resultado deste movimento, o novo SAC precisa ser ágil, flexível e eficiente para atender os clientes do século XXI. Na sequência deste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como as empresas, de todos os segmentos e portes, podem ter um SAC de excelência.

Novo SAC: seguindo o perfil dos consumidores digitais

Vimos que o SAC passou por muitas mudanças nos últimos anos, de leis à tecnologia. Mas, um dos principais impulsionadores dessa evolução são os próprios clientes. Hoje, os consumidores são conectados, informados e críticos, não se contentam com serviços medianos.

Por conta desse perfil, o SAC teve que mudar a sua forma de atuação. Oferecer atendimento somente por telefone é coisa do passado. O novo SAC precisa ser multicanal, isto é, oferecer o serviço de atendimento via e-mail, chat, redes sociais, aplicativos móveis, entre outros canais.

A comunicação estabelecida em cada um desses canais precisa ser rápida, assertiva, prática e integrada, ou seja, se o cliente iniciou o atendimento por telefone e, posteriormente, deu sequência via chat, o histórico da demanda deve ser acessado rapidamente pelo operador, sem perda de tempo para ambos.

Como implantar o novo SAC em meu negócio?

A agilidade, a flexibilidade e a eficiência do novo SAC são essenciais para as marcas que buscam atrair e reter mais clientes neste concorrido mercado. Por isso, para implantar o novo SAC em sua empresa é preciso escolher com bastante cautela a plataforma que atuará como parceira nesse processo de transformação.

A Callflex, especialista no desenvolvimento de tecnologias para a área de atendimento, criou o OMNE, uma plataforma multicanal completa. O OMNE conta com recursos que são essenciais para qualquer companhia que busque adotar o novo SAC, pois oferece diversos canais, como telefone, SMS, chat, e-mail, whatsapp + SMS, voz + SMS + web, messenger, entre outros. Mas, para aplicar a multicanalidade de forma estratégica não basta adotar uma série de novos meios de comunicação, é preciso mantê-los integrados para que a experiência do cliente seja completa.

Vale ressaltar que a plataforma se mantém disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana graças aos bots de atendimento. Além disso, o OMNE garante mais segurança e rapidez para as marcas, continuidade da interação em qualquer canal utilizado pelo consumidor e melhor experiência com o autoatendimento.

Para saber como essa plataforma pode contribuir na prática para a implantação do novo SAC em sua empresa. Clique no banner abaixo.