///A evolução da evolução e a indústria 4.0: conheça as principais mudanças

A evolução da evolução e a indústria 4.0: conheça as principais mudanças

2019-05-06T15:09:52-03:00 30/04/2019|OMNE|
220820187_Prancheta-1-1024x512

Em um mundo amplamente conectado, a evolução é quase que uma constante em nossas vidas. Por exemplo, você decide comprar um smartphone que foi lançado recentemente por conta dos recursos inovadores que ele oferece. Em menos de três meses, outro modelo é lançado com a evolução dos recursos disponíveis no seu aparelho.

Acompanhar essas inovações não é tão fácil. Mas, no âmbito da indústria, o processo de evolução é um pouco diferente, pois os impactados são bastante significativos. Exemplo disso é que estamos debatendo a indústria 4.0 em pleno século XXI. Antes disso, tivemos três importantes revoluções industriais, sendo que a primeira aconteceu entre 1760 e 1840.

Mas, depois de tantos anos e com tantos avanços tecnológicos, o que podemos esperar dessa evolução da evolução? Quais serão os impactos e oportunidades?

A seguir, iremos apresentar mais detalhes sobre a evolução da indústria 4.0 que a cada dia está mais próxima.

banner-ebook-internet-das-coisas_Prancheta-1-1024x189

O que é a indústria 4.0?

Após uma série de pesquisas e estudos, chegamos a chamada indústria 4.0, marcada pelo avanço dos sistemas e processos produtivos em diferentes segmentos. Esses trabalhos ganharam mais força em 2013 e ano a ano vêm crescendo em todo o mundo, seguindo modelos alemães que integram a tecnologia aos meios de produção.

Por conta dessa evolução, as empresas estão começando a fazer um movimento migratório, substituindo atividades manuais e suscetíveis a falhas humanas pela automatização de tarefas, muitas vezes guiadas por robôs desenvolvidos a partir da inteligência artificial.

Esse processo simboliza muito bem o momento atual, que é representado por uma junção gradual das tecnologias físicas, digitais e biológicas. Esses recursos são impulsionados por fenômenos como a computação em nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT), além de novas gerações de tecnologia móvel, como o 5G (ainda não disponível no Brasil).

Sendo assim, equipamentos como drones, impressoras 3D e dispositivos de realidade aumentada estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, acompanhados de outras evoluções que ainda estão por vir, fortalecendo a fusão entre o mundo virtual e o real.

Como essa evolução atua no atendimento ao cliente?

Engana-se quem pensa que as evoluções da indústria 4.0 são restritas apenas ao setor produtivo, como fábricas. Esses avanços contemplam outras áreas importantes, como medicina, educação e atendimento ao cliente.

O relacionamento entre consumidores e marcas está passando por mudanças significativas por conta do sucesso que a inteligência artificial vem fazendo neste setor.  Por meio dos robôs de inteligência artificial e cognitiva é possível dar um passo importantíssimo rumo a  automação do atendimento ao cliente.

Quando as empresas adotam os bots, uma série de tarefas realizadas pelos operadores da sua empresa passam a ser executadas de forma automatizada. Os robôs também conseguem atuar como “filtros” das demandas, sendo capazes de repassar para os atendentes somente as chamadas mais complexas.

Com essa automatização que já é real graças aos sistemas de atendimento inovadores, as centrais conseguem diminuir as longas filas de atendimento na operação, tornando o serviço mais rápido, assertivo e com uma disponibilidade nunca antes vista, já que os robôs de inteligência artificial e cognitiva estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse é apenas um breve resumo da evolução da evolução proporcionada pela indústria 4.0, que está cada dia mais forte e presente em nosso dia a dia. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à tecnologia, atendimento e gestão, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.