///5 coisas para se fazer antes de investir no atendimento digital automático

5 coisas para se fazer antes de investir no atendimento digital automático

2018-11-23T09:34:08+00:00 14/11/2018|EVO|

Nos últimos anos, a área de atendimento ao cliente passou por transformações significativas devido a chegada de novos recursos tecnológicos e também por conta das mudanças nos hábitos e preferências dos consumidores atuais.

Com a chegada do atendimento digital automático, muitas centrais e empresas começaram a pensar na possibilidade de investir nesta tecnologia, afinal, boa parte dos clientes atuais se mantêm conectados e prezam pela agilidade no atendimento.

Mas, antes de investir no atendimento digital automático, é importante que as companhias analisem alguns pontos internos para que a aquisição seja realmente assertiva, proporcionando os benefícios que a automatização pode trazer para o seu negócio.

Na sequência, listamos 5 coisas para a sua empresa fazer antes de investir no atendimento digital automático. Não perca!

  1. Organize a casa antes de investir em qualquer solução

Como mencionado no início, muitos recursos foram criados para a área de atendimento ao cliente devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos. Todos eles contam com recursos importantes, porém, o desempenho nem sempre é o mesmo em todas as operações.

Isso porque cada empresa tem as suas próprias características e necessidades específicas, por isso, antes de investir no atendimento digital automático é importante organizar o seu setor de atendimento. A dica é fazer uma análise detalhada de todos os pontos importantes da operação.  Essa recomendação vale para a aquisição de qualquer solução e não somente para o atendimento digital automático.

  1. Entenda por que seu cliente entra em contato com a sua empresa

Outro ponto que é preciso avaliar antes de investir no atendimento digital automático está relacionado com os motivos que fazem os clientes contatarem a sua empresa. Com uma análise do histórico da operação é possível identificar quais são as demandas mais recorrentes e verificar se o atendimento digital automático pode solucioná-las com maior eficácia ou não.

Por exemplo, se boa parte dos contatos que a sua empresa recebe é para solucionar demandas simples, como informações sobre um determinado serviço ou para agendar uma visita/consulta, o atendimento digital automático pode solucionar muito bem essa operação. Mas, se boa parte dos contatos são complexos e exigem a interação com um operador humano, talvez essa solução não seja a mais indicada.

  1. Analise os procedimentos internos

Também é importante analisar detalhadamente os procedimentos internos adotados pela sua operação. Estudar o script de atendimento que já está estabelecido para dar a tratativa aos clientes ajudará a identificar que tipo de solução é mais importante neste momento para a sua empresa.

  1. Liste os problemas da sua operação

Outro passo antes de investir em atendimento digital automático é fazer uma lista de todos os problemas que foram encontrados no setor. Com essa análise, é possível saber se o atendimento é demorado, pouco assertivo, se a fila de espera nunca termina, se a indisponibilidade acaba interferindo na experiência do cliente e se a falta de alguns canais de atendimento é visto como algo negativo pelos consumidores. Conhecendo e entendendo os problemas é mais fácil decidir qual é a melhor solução para cada caso.

  1. Conheça as melhores opções de atendimento digital automático do mercado

Se depois de realizar todos esses processos a sua empresa concluir que o atendimento digital automático é o melhor investimento, é importante conhecer as opções do mercado. Hoje, é possível adquirir plataformas completas de atendimento digital automático. Com elas, a sua companhia conseguirá automatizar e unificar processos repetitivos que antes eram manuais, promovendo a otimização do tempo e oferecendo aos clientes um serviço assertivo e de qualidade.

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